Eclesiastes 10:10:

10 Se estiver embotado o ferro, e não se afiar o corte, então se deve redobrar a força; mas a sabedoria é excelente para dirigir.

A dinâmica da vida deixa muitas lições importantes que se pararmos para considerar evitariam que fizéssemos esforços vãos. Isso é verdadeiro não somente na esfera da vida pessoal, mas com também em relação a vida de outros. Poderemos aprender não só com os nossos próprios erros como podemos aprender com o erro dos outros também.

Salomão percebeu, de acordo com sua análise da "vida", que tem certas ações que devem preceder outras. Caso isso não aconteça serávão, ou fútil querer alcançar os objetivos desejados. No nosso texto o sábio rei nos diz que se o machado não for afiado antes de cortar algo será necessária mais força para se atingir o objetivo. Ele conseguiu ver nesta tarefa simples e normal do cotidiano de sua época, e tirou um ensinamento que é muito necessário para nós hoje também. Tem muitas coisas nesta vida que acabamos por bater cabeça simplesmente porque não estamos agindo com sabedoria. Será fácil comprovar pelo simples exercício da observação que nem sempre o conhecimento adquirido sobre algo, nos levará a usá-lo de maneira sábia. Veja a "sacada" que Salomão dá! O simples fato de saber que um machado foi feito para cortar, não significa que todos o usaram de maneira sábia. Pois, usar o machado quando este não tem mais um bom "corte" é usá-lo com falta de sabedoria. A grande contribuição deste ensinamento é reforçada por outros versículos deste capítulo 10 de Eclesiastes. Já no início do capítulo, Salomão mostra que por mais que alguém seja sábio, deve ficar sabendo que um pouco de tolice pode comprometer qualquer nível de sabedoria! Claro que ele não diz isso nestas palavras, mas em outras palavras mais vívidas. Ele diz: "Qual mosca morta faz o ungüento do perfumador exalar mau cheiro, assim é para a sabedoria e a honra um pouco de estultícia" (Eclesiastes 10:1). Consegues ver caro leitor! Não basta ter a sabedoria tem que saber com mantê-la, administrá-la! Evitar que ela se torne mal cheirosa! Outro verso que reforça mais ainda a ideia de que algumas ações devem preceder outras é o verso 11: "Se a cobra morder antes de estar encantada, não há vantagem no encantador". Note que este verso começa com a mesma partícula condicional do verso 10, isto é, começa com o "Se". Isso não é uma mera ligação gramatical. Significa que a ideia do verso 10 é a mesma do verso 11, só que usando imagens diferentes!

Agora, diga-me caro leitor: quantas vezes já não te perturbastes com alguma coisa, por não ter colocado a sabedoria como fator de precedência sobre o aquilo que ias fazer? A resposta é muito clara, não é? Mas se a resposta ainda não está clara para você, então veja o que diz Eclesiastes 9:29: "Eis o que tão somente achei: que Deus fez o homem reto, mas ele se meteu em muitas astúcias". Irmão e irmã! Não sei quantas "cabeçadas" já destes ou estás dando na "parede". Mas há uma maneira de nós evitarmos isso: agirmos com sabedoria! Temos de examinar o que estamos fazendo por todos os ângulos. Para não sofremos tanto, devemos analisar os prós e os contras daquilo que estamos fazendo ou pensando em fazer. Será com base em nossas obras que todos seremos julgados. Por isso, não sejamos tão levianos a ponto de pensar que até as tarefas mais simples do cotidiano não terão significado na contabilidade de Deus! Ou seja, que Deus não levará em conta. Confesso que esse pensamento sobre Deus cria um temor em meu coração. Quando penso nos quilômetros de negligência que já deixei para trás, imagino o quanto Deus não me cobrará pelos centímetros deixados para trás! Percebes agora do que estou falando reflexivo leitor! Os nossos olhos não vêem tão profundamente como os olhos de Deus!

E agora? Que primeiro passo podermos dar para mudar isso? Eu lhes digo: "Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio" (Salmos 90:12). E ainda: "Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e nada lhes impropera; e ser-lhe-á concedida" (Tiago 1:5).

Related Articles

Continuando uma obra concluída, quarta-feira
Nem como tendo domínio sobre a herança de Deus, mas servindo de exemplo ao rebanho. 1 Pedro 5:3...
A palavra lança o convite e define os rumos, quinta-feira
Porque o ouvido prova as palavras, como o paladar experimenta a comida. Jó 34:3...
Corrigindo a injustiça social, terça-feira
10 Quando emprestares alguma coisa ao teu próximo, não entrarás em sua casa, para lhe tirar o penhor. 11 Fora ficarás; e o homem, a quem emprestaste...
Tratando o pecado através da oração sincera, segunda-feira
Mas ao SENHOR vosso Deus temereis, e ele vos livrará das mãos de todos os vossos inimigos. 2 Reis 17:39...