Muito contrária a forma de pensar dos cristãos em geral, o tema acima se apresenta de forma incômoda e estranha. Como poderia Deus estar presente no lago de fogo? A resposta a esta pergunta se deduz claramente de uma análise da Soberania de Deus em toda a Bíblia. Tal soberania se manifesta em sua onipresença. Diferentemente do que a maioria dos cristãos pensam, o lago de fogo não é a 'casa do diabo'. As estórias e as fábulas que escutamos é que nos passam esta idéia, mas não a Bíblia.


Em Provérbios 15:11 está escrito: "O além e o abismo estão descobertos perante o Senhor, quanto mais os corações dos filhos dos homens". Nesta passagem bíblica as palavras 'além' (que traduz a palavra hebraica sheol) e 'abismo' (que traduz a palavra hebraica abadom [vd. Apocalipse 9:11]) significam a morte e o reino da destruição. Palavras clássicas usadas para ser referirem ao mundo dos mortos. Se estes dois lugares estão descobertos perante o Senhor, então nada escapa de sua presença!


Agora, a pergunta que realmente devemos levantar é: De que forma Deus está presente no lago de fogo? Se entendermos isso, então creio que não será tão estranha a idéia da presença de Deus no lago de fogo. Deus está presente no lago de fogo com sua ira. O inferno, por enquanto, é o cárcere onde o Senhor mantém presos os espíritos dos desobedientes até que finalmente sejam lançados no lago de fogo (Apocalipse 20:14). Para aqueles menos atentos, o inferno não é a parada final, e sim o lago de fogo. Em 2 Pedro 2:4 essa verdade é claramente expressa.

Deus está mantendo em prisão os espíritos dos anjos desobedientes. Vale ressaltar que a presença de Deus em tal lugar é, pois, uma presença Julgadora e não Redentora! A legião de demônios que estavam possuindo o gadareno sabia que Jesus traria 'tormento' sobre eles. Em Apocalipse 6:16 está escrito: "Caí sobre nós, e escondei-nos da face daquele que se assenta no trono, e da ira do Cordeiro". Os que pronunciaram tais palavras de aflição foram os reis e poderosos do Mundo (os desobedientes que não se converteram). Isso não chama a sua atenção! É justamente da 'face' do cordeiro (isto é, da presença dEle!), manifestada em ira que eles pedem para que sejam escondidos! Para nós é incomum pensarmos em um cordeiro irado! Já que ele é uma criatura tão dócil. O inferno não é uma área restrita a Deus. Com certeza, a presença de Deus no inferno é o fator que o torna tão terrível. Tão atormentador. Uma vez lançados no lago de fogo com o Diabo, o falso profeta e a besta, os homens que rejeitaram a Cristo serão atormentados de dia e de noite, pelo século dos séculos (Apocalipse 20:10). E, tal tormento será a face eterna, pelo menos para eles, de um Deus que jamais esfriará a sua ira.


Se isto é verdade, então porque a maioria dos cristãos desconhece esta verdade tão tremenda? Será por causa do medo! Ainda que isso seja relevante, creio que seja por causa dos equívocos de suas próprias interpretações da Bíblia.  Quer aceitemos os fatos ou não, às vezes queremos que a Bíblia diga apenas o que desejamos ouvir, e não o que Deus tem a falar! Um estudo mais profundo das Escrituras evitará que coloquemos os atributos de Deus em desequilíbrio. Pensamos muito em Deus como um Deus de compaixão e amor. Esquecemo-nos de que Ele é justo, e que por isso não pode deixar os pecados impunes! Querido irmão e irmã, deixo-lhe esta reflexão não com o objetivo de lhe amedrontar. E sim, de lhe mostrar a Esperança verdadeira de escapar da presença perpétua da ira de Deus. Ao contrário do que muitos possam pensar, Apocalipse não tem o objetivo de gerar medo, antes tem o objetivo de dar Esperança: "Bem-aventurados aqueles que lavam suas vestiduras [no sangue do Cordeiro], para que lhes assista o direito à árvore da vida, e entrem na cidade pelas portas" (Apocalipse 22:14). Como saberemos que a Graça de Deus é tão valorosa e redentora se Ele não mostrar a face terrível e implacável do lago de fogo, que nada mais é do que a sua própria face revelada em ira?!

Related Articles

O dom ministerial de mestre, terça-feira
Do que, desviando-se alguns, se entregaram a vãs contendas; Querendo ser mestres da lei, e não entendendo nem o que dizem nem o que afirmam. 1...
Perseverar, diz a Palavra, sexta-feira
  Aqui está a paciência dos santos; aqui estão os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus.     Apocalipse 14:12...
O chamado de Deus, quarta-feira
  Então disse Deus a Noé.   Gênesis 6:13a...
O pecado da Igreja de Laodicéia, segunda-feira
  Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu;    ...