Jesus muitas vezes é retratado na Bíblia como sendo uma pedra, uma rocha. Trata-se, óbvio, de uma símile, uma analogia. A rocha é usada como figura da firmeza que podemos encontrar em Jesus, o Cristo, especialmente no que diz respeito à nossa salvação. Essa firmeza não pode ser encontrada em nenhuma outra pessoa.

Hebreus 11 traz uma lista de pessoas do Antigo Testamento que foram grandes exemplos de fé e grandeza espiritual. Dessa lista constam: Abel, Enoque, Noé, Abraão, Moisés, Isaque, Jacó, José, Davi, os juízes, os profetas... No versículo 38 desse capítulo é dito dessas pessoas que elas foram pessoas que viveram nesse mundo, mas esse mundo não era digno delas.

Essas pessoas, do Antigo e Novo Testamento e da história do cristianismo, foram magníficos servos de Deus que se tornaram exemplos de fé para nós, mas não se constituem em uma rocha sobre a qual podemos encontrar firmeza no que diz respeito à nossa salvação. Elas só foram o que foram por causa da Rocha sobre a qual estavam firmadas.

Elas só encontraram a salvação naquela Rocha firme que não era e não é outra senão Cristo Jesus. Os personagems do A.T. ainda não tinham com eles o Messias Jesus, mas o estavam esperando, estavam “olhando para ele”, e falaram sobre ele. Moisés falou sobre ele e os profetas também anunciaram acerca dele. Em o Novo Testamento vemos Paulo anunciando a Jesus, provando ser ele o Messias prometido, à partir do A.T.

Vejamos novamente os textos que nos servem de base.

O primeiro diz: “como está escrito: Eis que eu ponho em Sião uma pedra de tropeço e uma rocha de escândalo; e todo aquele que crer nela não será confundido.” (Romanos 9:33 RC). Esse texto é uma citação de Isaías 28:16 e fala sobre uma Pedra, uma Rocha. Para alguns essa é uma Rocha de escândalo, uma pedra de tropeço;e para outros uma Rocha que não deixa confundido. O que isso significa?

a. Pedra de tropeço – falando de maneira simples, é uma pedra que, ignorada, faz cair. A mensagem passada por essa figura é essa! Jesus é a Rocha onde todo o que crê encontra salvação, mas aquele que o ignora cai, ou, já que nunca esteve “de pé”, permanece caído, sem salvação. Essa mensagem na Bíblia é especialmente aplicável aos judeus que não receberam o seu Messias, mas também a todos, judeus ou não, que continuam a ignorar Jesus o Messias.

b. Rocha que não deixa confundido – O texto diz que aquele que crê nele não será confundido, então, para esses ele é a Rocha que não deixa confundido, e uma interpretação simples disso é que aqueles que estão firmados na Rocha que é Cristo não serão envergonhados com qualquer derrota, porque eles não a terão! Já são, e finalmente serão, vitoriosos.

Até aqui tenho falado em Cristo como sendo essa Rocha, e é o segundo texto, além de outros, que nos dá conta disso: “E, chegando-vos para ele, a pedra viva, reprovada, na verdade, pelos homens, mas para com Deus eleita e preciosa, vós também, como
pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecerdes sacrifícios espirituais, agradáveis a Deus, por Jesus Cristo. Pelo que também na Escritura se contém: Eis que ponho em Sião a pedra principalda esquina, eleita e preciosa; e quem
nela crer não será confundido. E assim para vós, os que credes, é preciosa, mas, para os rebeldes, a pedra que os edificadores reprovaram, essa foi a principal da esquina; 8 e uma pedra de tropeço e rocha de escândalo, para aqueles que tropeçam na palavra, sendo desobedientes; para o que também foram destinados. (1 Pedro 2:4-8 RC).

E o que dizer de Romanos 10:9-10? Primeiro releiamos esse texto: “a saber: Se, com a tua boca, confessares ao Senhor Jesus e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dos mortos, serás salvo. Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz
confissão para a salvação.” Esse texto é para mostrar o que é preciso para estar sobre essa Rocha que é Cristo.

a. A principal coisa é arrepender-se dos pecados e crer com o coração, com a alma. É isso que coloca o indivíduo em uma nova relação com Deus. Crer em Cristo como o Messias Salvador, em sua morte e ressurreição, crer nele como é apresentado na Palavra de Deus: como a única fonte de salvação espiritual provida pelo Pai.

b. A outra coisa de que o texto fala não é algo que se faz para ser salvo, mas uma demonstração de que houve de fato fé salvadora no coração– é a externalização da fé.

Amigo, Jesus é a Rocha da salvação! Você já se encontra sobre essa Rocha?

 

Pr. Jonas Sommer

 

Related Articles

Os dois fundamentos
Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha; Mateus...
Uma comunidade de comunhão
Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo que, segundo a sua grande misericórdia, nos gerou de novo para uma viva esperança, pela...
Uma comunidade de comunhão
Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo que, segundo a sua grande misericórdia, nos gerou de novo para uma viva esperança, pela...
A palavra lança o convite e define os rumos, terça-feira
Se é ministério, seja em ministrar; se é ensinar, haja dedicação ao ensino; Romanos 12:7...