Biblia Online

Bíblia Online

Juizes

Escrito por Incerto

Análise do livro

Shoftim ou Juízes (em hebraico: שֹּׁפְטִים) é um livro dos Neviim (dos judeus) e do Velho Testamento cristão que trata da história dos israelitas entre a conquista da terra de Canaã no final da vida de Josué até o estabelecimento do primeiro reinado.

Escrito originalmente em hebraico, sua autoria é até hoje incerta, embora alguns afirmem que poderia ter sido profeta Samuel, durante o reinado de Saul, em torno de 1050 a.C.. Outros, porém, defendem a tese de que o livro teria sido elaborado durante o exílio na Babilônia, depois de 586 a.C., por pessoas anônimas.

Juízes retrata um período de aproximadamente três séculos em que os israelitas, encontrando-se na terra prometida, desviaram-se dos mandamentos divinos praticando a idolatria e que por isso chegaram a ser derrotados pelas nações vizinhas ou próxima que passavam a oprimir o povo. Então os israelitas arrependiam-se e pediam a ajuda de Deus. Surgiam assim líderes, enviados por Deus, para resgatarem o povo de Israel dos inimigos e restabelecerem a obediência à lei mosaica.

O primeiro juiz foi Otniel, o qual teria libertado os israelitas do rei Cusã-Risataim.

Após a morte de Otniel, os israelitas novamente afastam-se dos mandamentos de Deus e são dominados pelos moabitas. Novamente é levantado um novo juiz, Eúde que livra o povo de seus opressores.

Assim, seguem novos períodos sob a liderança dos juízes em que, repetidamente, os israelitas voltam a adorar deuses pagãos, são dominados por outros povos, arrependem-se e são mais uma vez libertos.

O último juiz da história dos israelitas foi Sansão, o qual possuía uma força excepcional e teria liderado o povo contra os filisteus, mas foi traído por Dalila ao lhe revelar que o segredo de sua força encontrava-se nos seus cabelos.

Entre alguns juízes durante essa época que mais se destacam no livro estão Débora, Gideão e Sansão.

O livro termina relatando a decadência moral dos israelitas, assim concluindo no verso 6 do capítulo 17:

Naqueles dias, não havia rei em Israel; cada qual fazia o que achava mais reto.

Lista dos juízes e suas tribos

Cronologicamente pode-se mencionar os seguintes líderes que teriam julgado Israel, com suas respectivas tribos de origem e referências bíblicas:

  • Otniel (Judá) - Jz 1:11-15; Jz 3:7-11
  • Eúde (Benjamim) - Jz 3:12-30; Jz 4:1
  • Sangar (desconhecido a origem) - Jz 3:31; Jz 5:6
  • Débora (Efraim) - Jz 4:1; Jz 5:31
  • Gideão (Manassés) - Jz 6:1-8; Jz 6:32
  • Abimeleque (Manassés) - Jz 8:33-9:57
  • Tola (Issacar) - Jz 10:1-2
  • Jair (Manassés) - Jz 10:3-5
  • Jafté (Manassés) - Jz 10:6-12; Jz 7
  • Ibsã (Judá ou Zebulom) - Jz 12:8-9
  • Elom (Zebulom) - Jz 12:11-12
  • Abdom (Efraim) - Jz 12:13-15
  • Sansão (Dã) - Jz 13:1-16 e Jz 31

 

Grupo de intercessão

Grupo de oração"Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos." Tiago 5:16

Curso Libertos Pela Verdade

Curso Libertos Pela VerdadeEste curso, baseado inteiramente na Bíblia, tem por objetivo apresentar o maravilhoso plano de Deus. A bíblia diz: "tudo fez Deus formoso no seu devido tempo; também pôs a eternidade no coração do homem..." Eclesiastes 3:11. Ele quer que vivamos a eternidade com Ele.

Curso de Finanças

PorquinhoEstamos analisando a possibilidade de oferecer um curso de finanças cuja missão será de ensinar às pessoas os princípios financeiros de Deus, para que conheçam a Cristo mais intimamente e sejam livres para servi-lo.
O que você acha? Você se inscreveria? Dê a sua opinião!