O livro de Jeremias é o segundo dos livros dos principais profetas da Bíblia. Os capítulos 1 a 24 registram muitas das suas profecias. Os capítulos 24 a 44 relatam suas experiências. Os remanescentes contém Profecias contra as nações. É provável que seu auxiliar, Baruque, tenha reunido e organizado grande parte do livro. Na história de Babel, foi usado o método Atbash de criptografia.
Acredita-se que o livro tenha começado a ser escrito por volta de 605 a.C., que teria correspondido ao reinado de Jeoaquim, quando iniciou-se efetivamente o ministério do profeta, e Deus teria lhe ordenado que escrevesse suas experiências num rolo. Contudo, a obra só foi completada após a destruição de Jerusalém por Nabucodonosor, sendo que os acontecimentos não se acham em ordem cronológica.
Jeremias(יִרְמְיָהוּ Yirməyāhū) foi um profeta hebreu conhecido por sua integridade e discursos duros contra o pecado. Filho de Hilquias, nasceu em 650 a.C. em Anadote, um povoado a nordeste de Jerusalém, e morreu no Egito, em 580 a.C.. Foi sacerdote do povoado de Anadote e previu, segundo a Bíblia, entre outras coisas, a invasão babilônica - Nabucodonosor atacou Israel em 597 a.C. e novamente em 586 a.C., quando os caldeus destruíram Jerusalém e queimaram o Templo.
O livro contém longas seções em prosa que ora estão na forma de diálogo e em outras ocasiões como narrativa, embora grande parte da obra esteja poeticamente formatada com forte presença das então denominadas metáforas vivas, utilizando-se com muita habilidade o idioma hebraico.
Segundo alguns estudiosos, o simbolismo utilizado pelo profeta serviria para personificar a sua mensagem, conforme se vê em várias passagens, como a do cinto estragado (13:1-11) ou na aquisição de uma propriedade em Anatote (32:6-15).
Atbash é uma criptografia de simples substituição do alfabeto hebraico. Ela consiste na substituição do aleph (a primeira letra) pela tav (a última), beth (a segunda) pela shin (a penúltima), e assim por diante, invertendo o alfabeto usual.
Uma decodificação em Atbash para o alfabeto romano seria assim:
Normal: a b c d e f g h i j k l m n o p q r s t u v w x y z
Código: Z Y X W V U T S R Q P O N M L K J I H G F E D C B A
O método Atbash pode ser usado para criptografar expressões de qualquer alfabeto, devido à simplicidade da substituição das letras.