Trinta e oito anos haviam se passado desde o fracasso dos israelitas em Cades-Barnéia, nome de uma fonte no deserto,ao Sul de Israel, até os eventos mencionadosnos capítulos 5 e 6 do livro de Deuteronômio(que significa “segunda lei”),de autoria atribuída a Moisés, escrito por volta dos anos de 1.450 a. C. Esse texto contém a repetição dos 10 mandamentose exortações do patriarca, dirigidas ao povo de Israel. Por quê? Exatamente porque chegara o momento de todos entrarem em Canaã, e estavam no lugar de definição de seu rumo. Seu futuro dependeria de sua fidelidade:

Na relação com Deus: Amor

Deuteronômio 6:4-5:

4 Ouve, Israel, o SENHOR nosso Deus é o único SENHOR. 5 Amarás, pois, o SENHOR teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças.
A essência de nosso relacionamento está em adquirirmos um conceito certo

de Deus e prosseguir na correta caminhada em Sua direção. “Ouve... ó Israel”foi uma introdução muito adequada precedendo a grande afirmação: “O Senhor nosso Deus é o único Deus”, à qual,centenas de anos depois, Jesus adicionaria:“Amarás o próximo como a ti mesmo”.Mais à frente Ele diria: “Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas”. A fé dos israelitas deveria ser unicamente em Deus e o amor por Ele teria de ser de todo o coração, alma e forças, isto é, um amor manifestado através de devoção sincera e fidelidade íntegra àquele que é por excelência A PRÓPRIA EXPRESSÃO DO MAIS PURO AMOR.Como F.M.Lehman escreveu: “Se pudéssemos encher de tinta os mares, e cobrir os céus de pergaminho, se todos os pedúnculos fossem penas, e todos os homens, escribas profissionais, descrever o amor de Deus ressecaria a tinta dos oceanos e não haveria rolo para conter tudo, estendido que fosse de céu a céu! O amor de Deus, quão rico e puro...perdurará para sempre”. Amor que escreverá o último capítulo da história humana.

Na relação com os filhos: Ensino da Palavra

Deuteronômio 6:6-9:

6 E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; 7 E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te. 8 Também as atarás por sinal na tua mão, e te serão por frontais entre os teus olhos. 9 E as escreverás nos umbrais de tua casa, e nas tuas portas.

Moisés determinou aos israelitas a missão do ensino dos mandamentos e preceitos (v.1). Primeiro, guardando-os no coração, praticando-os antes de transmiti-los. Depois, recomendou sua instrução aos filhos, ao levantar-se, durante todo o dia. e ao deitar-se , como parte integral da vida na família, cujos melhores mestres, sem prescindir das escolas, são os pais, pelo exemplo de vida devocional e sua praxe. A espiritualidade,cujo papel é parcial das classes de crianças da Escola Bíblica Sabatina de nossa igreja, é uma responsabilidade do pai e da mãe, que dura a vida toda.

Na atitude para com os propósitos de Deus para conosco: Fidelidade

Deuteronômio 6:10-17:

10 Quando, pois, o SENHOR teu Deus te introduzir na terra que jurou a teus pais, Abraão, Isaque e Jacó, que te daria, com grandes e boas cidades, que tu não edificaste, 11 E casas cheias de todo o bem, que tu não encheste, e poços cavados, que tu não cavaste, vinhas e olivais, que tu não plantaste, e comeres, e te fartares, 12 Guarda-te, que não te esqueças do SENHOR, que te tirou da terra do Egito, da casa da servidão. 13 O SENHOR teu Deus temerás e a ele servirás, e pelo seu nome jurarás. 14 Não seguireis outros deuses, os deuses dos povos que houver ao redor de vós; 15 Porque o SENHOR teu Deus é um Deus zeloso no meio de ti, para que a ira do SENHOR teu Deus se não acenda contra ti e te destrua de sobre a face da terra. 16 Não tentareis o SENHOR vosso Deus, como o tentastes em Massá; 17 Diligentemente guardareis os mandamentos do SENHOR vosso Deus, como também os seus testemunhos, e seus estatutos, que te tem mandado.
Moisés, antevendo sua morte sem que entrasse na terra prometida, advertiu o povo do grave perigo que correria se deixasse Deus. Para muitos, viver com Deus e para Deus é algo reservado só para os dias difíceis, tensos, pressagiando a morte! O rol de membros das igrejas está cheio de nomes de ateus práticos. As infidelidades do rei Davi aconteceram no auge de sua prosperidade pessoal. Muitos afastam-se de Deus quando gozam de situação que lhes é favorável.

No caso dos israelitas, eles sabiam de que maneira extraordinária o Senhor os havia resgatado do Egito! Ainda assim ,Moisés os alertou do grande perigo da desobediência ao pacto com Deus. As lições destas passagens bíblicas são muitas, e sempre oportunas. A ira de Deus é justa quando nos distanciamos Dele.

Nossa esperança quanto ao futuro depende de nossa fidelidade ao Senhor. Amemo-Lo como privilégio e dever supremos. Ensinemos Sua Palavra, mas, antes de tudo, apliquemo-la ao nosso coração e à nossa vida, para só então compartilhá-la. Levemos Deus a sério! Ele não se deixa escarnecer, porque Ele é fiel e justo!

Pastor Jonas Sommer

Related Articles

O amigo importuno
E eu vos digo a vós: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á; Lucas 11:9...
Mordomia da adoração
Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem...
Mordomia da família
BEM-AVENTURADO aquele que teme ao SENHOR e anda nos seus caminhos. Salmos 128:1...
Mordomia cristã: um ato de entrega
Cada um administre aos outros o dom como o recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus. 1 Pedro 4:10...