Salmos 81:1-16:

1 EXULTAI a Deus, nossa fortaleza; jubilai ao Deus de Jacó. 2 Tomai um salmo, e trazei junto o tamborim, a harpa suave e o saltério. 3 Tocai a trombeta na lua nova, no tempo apontado da nossa solenidade. 4 Porque isto era um estatuto para Israel, e uma lei do Deus de Jacó. 5 Ordenou-o em José por testemunho, quando saíra pela terra do Egito, onde ouvi uma língua que não entendia. 6 Tirei de seus ombros a carga; as suas mãos foram livres dos cestos. 7 Clamaste na angústia, e te livrei; respondi-te no lugar oculto dos trovões; provei-te nas águas de Meribá. (Selá.) 8 Ouve-me, povo meu, e eu te atestarei: Ah, Israel, se me ouvires! 9 Não haverá entre ti deus alheio, nem te prostrarás ante um deus estranho. 10 Eu sou o SENHOR teu Deus, que te tirei da terra do Egito; abre bem a tua boca, e ta encherei. 11 Mas o meu povo não quis ouvir a minha voz, e Israel não me quis. 12 Portanto eu os entreguei aos desejos dos seus corações, e andaram nos seus próprios conselhos. 13 Oh! se o meu povo me tivesse ouvido! se Israel andasse nos meus caminhos! 14 Em breve abateria os seus inimigos, e viraria a minha mão contra os seus adversários. 15 Os que odeiam ao SENHOR ter-se-lhe-iam sujeitado, e o seu tempo seria eterno. 16 E o sustentaria com o trigo mais fino, e o fartaria com o mel saído da rocha.

Uma das coisas que mais provoca irritação àqueles que são pais é chamar um filho ou filha e estes não atenderem. É como se aquilo que os pais falassem não tivesse significância alguma. Este simples fato do cotidiano nos dá uma pequena noção do como Deus se sente quando não é atendido. Ouvir a voz do Pai e atender ao seu chamado ou admoestação faz parte de nossa vida como filhos de Deus. Não há como manter um relacionamento dessa natureza sem a atenção que é necessária à voz de Deus. A conseqüência disso é a obediência. Tudo começa com o ouvir.

O nosso Salmo trata da importância de se ouvir a voz de Deus e das conseqüências vindas disso. Asafe aponta para essa questão de
forma exclamativa: "Ouve, povo meu, quero exorta-te. Ó Israel, se me escutasse!" (Salmos 81:8). E pelo pouco do contexto histórico no salmo até faz sentido esta maneira de se expressar. Asafe insere aqueles momentos da história do povo de Israel em que ele seguiu pelos caminhos da idolatria. Ouvindo a voz de outros deuses. Como conseqüência não queriam ouvir mais a voz de Deus. O versículo,
pois, é como se fosse um suspiro de Deus através da boca do salmista. É como se um pai ou uma mãe estivesse consolando um filho, num leito de hospital, que sofreu um acidente depois de ter bebido bastante, e ainda ter saído de casa escondido! Assim como os pais
terrenos, o Pai celestial às vezes dá uma pausa em seus rogos. E deixa que os seus filhos ajam por conta própria.

É isso que encontramos no versículo 12. Nosso coração é teimoso o suficiente para seguir um caminho próprio. Isso de modo algum mostra que Deus não tem moral sobre seus filhos. Muito pelo contrário. Em determinadas circunstâncias é preferível deixar com que o Homem experimente seus próprios caminhos. Com isso se descobrirá por conta  própria o triste resultado das más escolhas.

Agora imagine por um instante como seria mais deleitoso o nosso compromisso com Deus se tão somente ouvíssemos sua voz. O salmo aponta para as bênçãos da obediência, como fator motivador para se ouvir a voz de Deus. Do verso 14 ao verso 16 temos promessas de abatimento dos inimigos e provisão alimentícia. Para um povo naquele contexto isso era algo valiosíssimo. Apesar de mencionar as bênçãos, o intuito de Deus sempre foi obter obediência do povo não somente por causa das bênçãos. E sim por causa dEle mesmo, por ser o doador das bênçãos.

Oh querido leitor! Esforcemo-nos mais um pouco para ouvir a voz daquele que enche a tudo e a todos. Tenho certeza de que não te
arrependerás. Perceba que tudo hoje dentro de você e a sua volta trabalha para lhe colocar em uma situação que provavelmente serás tentado a desafiar a suave voz do seu Senhor. Como conseqüência estarás sujeito ao teu próprio conselho. Mas advirto que nem sempre esses conselhos são bons (Provérbios 16:25). Oh igreja de Deus, peço-te, já basta o tempo em que O desobedecíamos sem limites. É chegada a hora de atentar com mais seriedade e reflexão a Voz daquele que nos tirou das trevas e nos trouxe para a maravilhosa luz!

Deus sabe o que você vem fazendo. Ele sabe muito bem o quanto tens rejeitado a sua voz. Principalmente nas pequenas coisas. Isso já não é razão suficiente para que teu duro coração se despedace diante da Voz “... que quebra os cedros (...) voz que despede chamas de fogo; voz que faz tremer o deserto”? (Salmos 29).

Derreta Senhor os nossos corações para que não reste uma única partícula de sólida dentro de nós que impeça o livre curso do teu Rio!

Related Articles

O amigo importuno
E eu vos digo a vós: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á; Lucas 11:9...
Os dois filhos
Qual dos dois fez a vontade do pai? Disseram-lhe eles: O primeiro. Disse-lhes Jesus: Em verdade vos digo que os publicanos e as meretrizes entram...
Mordomia da adoração
Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem...
Mordomia da família
BEM-AVENTURADO aquele que teme ao SENHOR e anda nos seus caminhos. Salmos 128:1...