Boletim Mensal

This email contains graphics, so if you don't see them, view it in your browser.
Segunda, 04 Junho 2012
Devocionais | Pregações | Ministérios | Bíblia Online

Aniversáriantes

02 Isabella M. Arins
03 Selma Telles
04 Felipe Gabriel Gonçalves
05 Ilizandra da Silva
08 Walfrido Grams
11 Denise Grams
20 Valteir de Souza Rangel
23 Luzita Cascaes
24 Marluza Carla Cascaes
25 Douglas de Senne Machado





Avisos

Preisamos de colaboradores para trabalar no site e auxiliar com a edição de pregações. Interessados favor conversar com Douglas Machado







Graça e paz Visitante,

Boletim do mês de Junho


Mensagem

Ícones da Paciência

Pr. Wesley Batista de Albuquerque

Tiago 5:7-11:

7 Sede pois, irmãos, pacientes até à vinda do Senhor. Eis que o lavrador espera o precioso fruto da terra, aguardando-o com paciência, até que receba a chuva temporã e serôdia. 8 Sede vós também pacientes, fortalecei os vossos corações; porque já a vinda do Senhor está próxima. 9 Irmãos, não vos queixeis uns contra os outros, para que não sejais condenados. Eis que o juiz está à porta. 10 Meus irmãos, tomai por exemplo de aflição e paciência os profetas que falaram em nome do Senhor. 11 Eis que temos por bem-aventurados os que sofreram. Ouvistes qual foi a paciência de Jó, e vistes o fim que o Senhor lhe deu; porque o Senhor é muito misericordioso e piedoso.

Você poderia me dizer o que há em comum entre um agricultor, um profeta e Jó? Tiago em sua carta diz que é a paciência! Quando pensou em escrever para irmãos que estariam passando pelas mais variadas circunstâncias, Tiago lançou mão de modelos de paciência para exortar a Igreja do Senhor.


Estes três modelos mencionados por ele, ainda servem para acalmar nosso coração quando estivermos passando por momentos desafiadores. Ainda mais porque Tiago relacionou a virtude da paciência que o cristão deve ter, juntamente com a vinda de Cristo. Com não sabemos nem o dia e nem a hora de sua vinda, é bom todos termos paciência.

Tiago destacou esse ensinamento porque sabia da tendência que temos de focar demais na situação presente a nossa volta. Para que não nos percamos no meio das pressões situacionais Tiago pede para todo cristão olhar para frente. Segundo ele: "... pois a vinda do Senhorestá próxima" (5.8).

Mas porque olhar para frente? Porque é a única maneira de se ter paciência. A paciência é um sentimento provisório. Ela nos mantém em estado de espera até que aconteça aquilo que tanto aguardamos acontecer. E é exatamente disso que Tiago está falando. No meio de tanta maldade que jaz no coração das pessoas (4.1-6), no meio de tanta Fé sem obras (2.14-18), no meio de tanta acepção de pessoas (2.1-4), no meio de tanto planejamento pessoal à parte de Deus (4.13-17) e no meio de tanto descontrole da língua (3.1-1-12), no meio de tanta falta de sabedoria (1.5-8) é fácil perdermos o rumo.

Contudo atentemos para os exemplos dados por Tiago. Se você acha que tem esperado o bastante, então observe bem o que a Palavra nos diz:

O agricultor. O agricultor tem um trabalho exaustivo ao preparar a terra e ao plantar a semente. Disso ninguém duvida. Esse processo é mais demorado, custoso. Sem contar que as ameaças de falta de chuva ou pragas na plantação ameaçam as expectativas do agricultor. Vejo que isso ilustra muito bem a nossa vida cristã! O tempo que envolve o preparo da terra e o plantio é o tempo em que vivemos antes da segunda vinda de Jesus. Se você está fraco e sem esperança depois de tanto trabalhar, pense na recompensa a ser recebida! O agricultor deve aguardar com paciência o precioso fruto da terra. Perceba que todo o esforço e o exercício da paciência envolvida em sua vida cristã serão enfim compensados quando Jesus voltar!

O Profeta. Você se lembra deles? Releia a história de algum deles e verás do que Tiago está falando. Muitos deles anunciaram um tempo de restauração, porém nenhum deles chegou a ver a consumação do Reino tão esperado do Senhor. Por isso, exigi-se paciência de um profeta enquanto o plano de Deus segue seu curso normal e velocidade normal (na perspectiva de Deus é claro!). Isso causou sofrimento para alguns deles (veja os lamentos de Jeremias). Foi esse sofrimento enquanto tinham paciência que Tiago toma como modelo para nós.

. Este homem é tido ao longo dos séculos como grande exemplo de paciência. E Tiago mais uma vez mostra que a paciência pode ser algo extremamente difícil de ser praticada no dia a dia. Mas se atentarmos para o fim que ela pode nos trazer, então conseguiremos encontra a paz e a felicidade que tanto perseguimos! Devemos, com relação à paciência, não só cultivá-la, mas desenvolvê-la (Confira 1.2-4).

Se você ainda está triste, e acha extremamente extenuante aguardar o Senhor com paciência, então imprima em sua mente durante este mês a seguinte frase de conforto: "... porque o Senhor é cheio de terna misericórdia e compassivo" (4.11).

 

 


.

Não responda a este email, pois esta caixa de email é de uso restrito para as newsletters.
Caso desejar entrar em contato visite o site: PIB7Joinville.com.br

Remover assinatura

Alterar sua assinatura

Clique aqui para confirmar a sua assinatura

Primeira Igreja Batista do Sétimo Dia de Joinville. Todos os direitos reservados. Copyright © 2011

Rua: Desembargador Guilherme Abry, 643 | Saguaçu | Joinville - SC | Telefone: 47.3435.0336