Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.    

Romanos 8:29 

INTRODUÇÃO

 

   Se há um resgate é porque alguém precisa ser salvo. E no nosso caso, a humanidade nem sempre se dá conta da necessidade da salvação. assim como uma criança atravessa correndo a rua, ou pula de um lugar alto, ou coloca a mão dentro da boca de um cachorro, assim são muitos seres humanos que não veem o real perigo pelo qual passam, não veem que o fim se aproxima e com ele dois finais: um com Deus, outro sem Deus. No entanto o Senhor é tão misericordioso que nos dá a oportunidade de escolha. De um lado, o Senhor, o Criador de todas as coisas, já nos deixou tudo pronto para que fôssemos resgatados das garras do diabo, resgatados da morte eterna, resgatados para o retorno ao Seu Reino.

   Por outro lado, resta-nos aceitar a condição de perdidos e estender as nossas mãos para alcançarmos a graça que Deus nos concede pagando altíssimo preço. Assim como os bombeiros, os paramédicos e a Defesa Civil estão sempre prontos para o salvamento, o resgate, assim também Deus já projetou o Seu plano de salvação, o qual já está em andamento neste mundo, salvando vidas em todos os lugares, de todas as épocas, de todas as nações. Só podemos dar glória a Deus por isso! Vemos todos os dias pessoas aceitando esse dom do Senhor, voltando-se para Ele e tendo uma vida esperançosa, abundante e terna. Porém ainda que seja de graça para nós a salvação, alguns requisitos serão expostos neste texto para compreendermos toda a “engenharia” de Deus para que possamos voltar ao Seu lar celestial e como filhos morar em Sua presença.

   Todo este processo começa com o Conhecimento. Conhecer é ter noção daquilo com que está lidando. É ver as várias faces de um mesmo objeto. O conhecimento nos torna superiores ou inferiores em relação às circunstâncias, ao próximo e, pasmem, até mesmo a Deus. Falaremos depois sobre a Predestinação, uma forma de ser dirigido de antemão a um determinado destino. E por último, o tópico sobre o Chamado. Diz a Palavra que “muitos serão chamados,...”, mas será que todos ouvirão?

 

 

O CONHECER DE DEUS

 

   Sobre o quê Deus tem conhecimento? Somente sobre tudo. Logo nos conhece até as entranhas, mesmo os nossos pensamentos, toda a nossa vida! Em Salmos 94:11 há esta afirmação: O Senhor conhece os pensamentos do homem, e sabe que eles não passam de ilusão!. Quem pode saber os pensamentos de outrem? Podemos prever, adivinhar, mas nunca saber exatamente. Diz o dicionário Wycliffe, “Somente Deus tem o conhecimento total e perfeito. Seu conhecimento abrange todas as coisas do passado, do presente e do futuro. Ele se estende por todas as coisas, até mesmo pelos pensamentos e interesses do coração do homem (SI 139.1-24), assim como demonstrado pelo Senhor Jesus Cristo (Mateus 9:4; João 2,25; cf. João 6:64), Assim falamos da onisciência [q.v.) de Deus. Seu conhecimento é infinito (SI 147.5) e eterno. Ele nunca deixou de conhecer algo e não precisa aprender”.

   Ou seja, o conhecimento de Deus não se pode medir (Salmos 147:5)! Vemos isso todos os dias. Os cientistas, nas áreas da medicina, da física, da astronomia, da biologia, da matemática, etc. a cada passo que dão em seus estudos “descobrem” algo novo, e esse algo novo é Deus revelando o Seu poder, o Seu amor, as Suas riquezas, a Sua criação. Como diz Isaías em seu livro: Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o Senhor, o Criador dos confins da terra, não se cansa nem se fatiga? E inescrutável o seu entendimento (Isaías 40:28). Não conseguimos “esquadrinhar” a mente do Senhor, não há como, pois somos finitos, por isso o Criador Se revela também na Sua própria obra. Imaginemos uma sala de aula, os conteúdos vão se desvelando a cada ano, o conhecimento vai sendo “revelado” ano após ano.

   As autoridades na Educação sabem que o aluno não tem condições de receber todas as informações, por isso “fatiam” o conhecimento para melhor apreensão das matérias. Assim é Deus, Ele sabe todas as coisas, mas a Sua criação maior não tem como digerir todo o Seu conhecimento. E como Deus sabe sobre tudo, Paulo, inspirado pelo Espírito Santo, diz: “Desde o princípio de tudo Deus decidiu que aqueles que fossem a Ele - e no decorrer dos tempos Ele sabia quem iriam...”. O Criador tinha total conhecimento e tem e terá sobre todos os acontecimentos. Quando a Palavra fala que Deus sabia, é porque Ele detém todo o conhecimento! O Senhor decidiu algo porque de antemão já sabia o que iria acontecer (muitos ouviriam a Palavra e iriam até Deus!), nesse caso era tornar os que iriam até Ele iguais ao Seu Filho Unigênito. Todo o conhecimento está em Deus, é Ele quem vai nos revelando toda a Sua sabedoria. E todo o conhecimento humano provém do Senhor, porque o homem só sabe aquilo que a ele Deus revela porque Nele estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento (Colossenses 2:3).

   O conhecer de Deus abrange tudo e todos. A Bíblia é repleta de ilustrações sobre o Seu conhecimento, Ele mesmo vai desenrolando a história na Sua revelação ao homem. O presbítero Amaury Moitinho nos afirma:

 

Outro ponto da onisciência de Deus é que Ele tem pleno conhecimento do passado, presente e futuro. Isso é claro quando vemos nos profetas que Deus mostrou para eles o que haveria de acontecer, tais como: profecias próximas do tempo deles; como se iriam ou não vencer uma guerra. Profecias mais longas; como a vinda do Messias. E profecias mais distantes; como o fim dos tempos. Em todas elas, Deus tem o total domínio do tempo e do espaço, não há nada que já aconteceu que Ele não saiba ou tenha esquecido, e não há nada que ainda vai acontecer que Ele não tenha pleno conhecimento. Tudo isso é possível porque Deus não Se limita ao nosso tempo, Chronos, Deus está acima do tempo, tudo para Ele, desde a eternidade passada até a eternidade futura, coexiste de forma harmoniosa. Quanto a esse atributo, nós podemos aceitar, mas não conseguimos compreender por estar acima de nossa capacidade,...

 

   Os profetas só falavam aquilo que lhes era dito pelo Senhor, eles mesmos nada sabiam do futuro. Ao mencionar os profetas, o Presbítero nos indica que tudo que falavam era focado no futuro, não eram histórias, eventos passados, mas sim um aviso de perigo para o Seu povo. Assim é hoje, somos avisados diariamente por onde andar, o que fazer e como obedecer. Pela onisciência de Deus é que Ele sabe quem ‘ouvirá” a Sua mensagem de salvação. Para fecharmos esse ponto sobre o que Deus sabe, conhece, há um excerto na Teologia Sistemática de Franklin Ferreira e Allan Myatt que afirma:

 

        Biblicamente, a onisciência de Deus inclui seu conhecimento de todas as proposições verídicas que existem, a partir de sua perspectiva. Além disso, inclui o fato de que ele mesmo é a origem final de todo conhecimento, porque tudo que acontece, acontece segundo seu plano e decreto. Em outras palavras, Deus não é um empirista que consegue seu conhecimento através de observações e pesquisas empíricas. Ele não está olhando os quatro cantos do universo para ver o que está por lá, e assim ir acrescentando informações ao seu conhecimento. O conhecimento de Deus é original, no sentido de que ele conhece exaustivamente seu plano para a criação, antes de tê-la criado, e de que todas as proposições verdadeiras sobre a criação existem conforme este plano. Também ele se conhece exaustivamente, de modo que não existe mistério em seu ser, para ele.

 

 

O PREDESTINAR DE DEUS

 

   Vimos anteriormente que Deus é onisciente, Ele sabe todas as coisas, ou seja, detém todo o conhecimento, e sabe de todas as coisas, isso significa que Deus conhece você e a mim e também sabe tudo sobre nós. E a partir desse conhecimento, o Senhor “decide” levar a Cristo Jesus, Seu Filho, “os que de antemão Ele já conhecia (lógico é que Deus conhece todas as Suas criaturas, mas aqui Ele delimita o conhecimento dos que ouviriam{no sentido de guardar, praticar}) para que se tornassem semelhantes ao Primogênito. Muitos estudiosos elaboraram teses sobre esse tema específico. Mas nós vamos ficar à luz da Palavra. O verso 29 de Romanos 8 é bem claro quando diz: Pois aqueles que de antemão conheceu...” (NVI), “Porque os que dantes conheceu...” (ARC), Desde o princípio de tudo Deus decidiu que aqueles que fossem a Ele - e no decorrer dos tempos Ele sabia quem iriam...” (VIVA grifo nosso). Pautado em Seu conhecimento sobre aqueles que O buscariam, Deus então predestina, decide, leva até o Filho.

   Não é à toa uma frase dita por Jesus no Evangelho de João: Ninguém pode vir a mim, se o Pai, que me enviou, o não trouxer; e eu o ressuscitarei no último Dia. Está escrito nos profetas: E serão todos ensinados por Deus. Portanto, todo aquele que do Pai ouviu e aprendeu vem a mim (João 6:44-45). Vamos nos utilizar da Exegese, que em uma linguagem mais simples, e não simplória, significa interpretação textual, e neste caso, o de João: a Palavra diz que TODOS SERÃO ENSINADOS. Entendemos que a proposta de salvação é para todos, mas o tornar-se como o Filho é para quem O aceitar, Porque os que dantes conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos; (Romanos 8:29). Primeiro o conhecimento (“Eu conheço as minhas ovelhas... João 10:14), depois o tornar-se como Jesus. E há uma grande diferença entre “todos” e “todo aquele”. Quando se diz todos, engloba-se a Humanidade, toda a Terra ouvirá sobre o plano de salvação, contudo, como a própria Palavra exorta em várias passagens bíblicas, quem tem ouvidos ouça.

   E aqui vamos começar a ver a diferença entre os que ouvem e os que não querem ouvir. O texto é muito claro ao dizer que somente quem OUVIU e APRENDEU vai a Jesus! Podemos observar então que não há no plano de salvação de Deus para os homens uma seleção, uma preferência, uma indicação divina antecipada de alguns seres humanos para viverem eternamente. Qual é a vontade de Deus? “...pois isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador, o qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade” (1 Timóteo 2:3-4), vemos claramente nesses versos que o Senhor quer que todos sejam salvos, mas muitos podem escolher não serem salvos, assim como está escrito no livro do Apocalipse, capítulo 9, versos 18, 20 e 21: Por estas três pragas foi morta a terça parte dos homens, isto é, pelo fogo, pela fumaça e pelo enxofre, que saíam das suas bocas”; “Os outros homens, que não foram mortos por estas pragas, não se arrependeram das obras das suas mãos, para deixarem de adorar aos demônios, e aos ídolos de ouro, de prata, de bronze, de pedra e de madeira, que nem podem ver, nem ouvir, nem andar”; Também não se arrependeram dos seus homicídios, nem das suas feitiçarias, nem da sua prostituição, nem dos seus furtos.

   Podemos chegar à conclusão de que Deus sabe quem vai voltar-se para Ele. Sabedor disso, Ele encaminha os “felizes” (Ele respondeu: "Antes, felizes são aqueles que ouvem a palavra de Deus e lhe obedecem" Lucas 11:28) ao Seu Filho. Infelizmente, os que não querem ouvir por teimosia, por rebeldia, terminarão como aqueles homens descritos em Apocalipse. Vamos concluir este ponto dizendo:

 

  1. Deus ensina a todos
  2. Deus conhece todos os que querem aprender
  3. Deus envia ao Filho todos os que aprenderam
  4. Os que não quiseram aprender não continuam o processo de salvação

 

   A Palavra é bem clara: Aquele que pertence a Deus ouve o que Deus diz. Vocês não ouvem porque não pertencem a Deus" (João 8:47); As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu as conheço, e elas me seguem...” (João 10:27), Jesus fala que quem Lhe pertence, ouve o que o Pai diz, e por ouvirem, seguem-no, e Ele conhece cada ovelha Sua.

 

 

O CHAMADO DE DEUS

 

   Continuando o processo de resgate que começa no conhecimento que Deus tem sobre tudo e todos, e sabendo, antes da criação, daqueles que Lhe dariam ouvidos, o Senhor agora os chama para serem santos “Como Ele é santo”, Paulo se refere aos irmãos em Cristo que estão em Roma assim: a todos os que estais em Roma, amados de Deus, chamados para serdes santos: Graça a vós, e paz da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo (Romanos 1:7 grifo nosso). É necessário entendermos que a palavra “chamado” tem duas conotações: a primeira se refere a um chamado para aceitar o plano de salvação; a segunda projeta uma função para a qual a pessoa está sendo chamada.

   Podemos exemplificar em dois momentos bíblicos: o primeiro vemos na figura de João Batista quando chama o povo ao arrependimento, para que se humilhem, reconheçam seus pecados e voltem-se para Deus; já na figura de Abraão, de Moisés, de Jeremias, há um outro chamado com propósito funcional(lembrando que esses homens eram homens de Deus): patriarca do povo de Deus, libertador do povo de Deus e profeta do povo de Deus. “O termo “chamada”, como substantivo, (klesis), aparece no NT exclusivamente em um sentido técnico. O convite é para entrar no reino de Deus, para recebê-lo como uma dádiva e um bem. (...) O adjetivo verbal “chamado” (kleios) é usado de duas maneiras. Na maioria dos casos ele tem em vista o chamado à salvação (como em Romanos 1:6-7; 1 Coríntios 1:24; Judas 1; Apocalipse 17:14); mas uma nova dimensão aparece em Romanos 1:1 e em 1 Coríntios 1:1 onde a chamada se torna efetiva em termos de um ofício - “chamado para ser apóstolo”[4].

   Podemos perceber que o processo de resgate tem grande atuação da mão de Deus, primeiramente porque Ele é o Criador, por conseguinte nos conhece completamente e sabe das nossas fraquezas, sabe que sozinhos nunca mais voltaríamos à Sua presença. Por isso todo o plano de salvação foi projetado por Ele, cabe a nós obedecer a todos os Seus mandamentos, se Ele nos chama para sermos santos, esforcemo-nos para isso, então.

 

APLICAÇÃO

 

   Qual é o nosso papel neste processo resgatador das nossas almas que nos dará a vida eterna perdida no Éden? Se prestarmos bem atenção, só nos resta reconhecermos o amor, o poder e a soberania de Deus. Precisamos entender que:

 

  1. Precisamos ler e reler a Bíblia, é ela que nos revela quem é Deus, pois ela é a Palavra do próprio Deus;

 

  1. Deus é o dono de todo o conhecimento, nada há que Ele não saiba, nada está oculto de Deus, logo Ele sabe sempre quem ouvirá a Sua Palavra, quem se arrependerá e se voltará submisso ao Seu senhorio;

 

  1. No processo de resgate, Ele sabe quem Lhe dará a mão para ser retirado dos escombros do pecado;

 

  1. E durante esse resgate, o Senhor quer que sejamos como Ele, pois agora estaremos em Sua presença santa.

 

CONCLUSÃO

 

   Se você nunca assistiu a um resgate, procure ver vídeos sobre este assunto e você verá a atitude dos resgatados, é um levantar de braço, um gemido, um grito. Todos os vitimados sabem que necessitam de socorro, mas para isso precisam dar sinais de quererem ser ajudados, resgatados. Embora saibamos que muitas pessoas se suicidam diariamente (e aqui também estão incluídas as pessoas que não querem saber de Jesus), Deus o Pai está sempre pronto para estender a Sua mão de amor e misericórdia a todo aquele que ouvir a Sua Palavra e reconhecer Seu Filho como Salvador. Todavia precisamos compreender que salvação tem um processo que implica em ambas as partes, e no nosso caso, envolve a Trindade e o homem. Nós, os homens, necessitados da graça do Senhor, devemos procurar conhecer mais e mais quem é o nosso resgatador, conhecer mais e mais a nós mesmos, e aí então veremos a real necessidade nossa de nos subjugarmos ao senhorio de Cristo Jesus, Aquele pelo qual temos comunhão com o Pai, Deus Todo-Poderoso! 

 

QUESTÕES PARA DISCUSSÃO EM CLASSE

 

  1. Qual a diferença entre “Conhecer Deus” e “O Conhecer de Deus”?

R.:

 

  1. Explique o significado de “...dantes o conheceu...” (Romanos 8:29).

R.:

 

  1. Leia e releia Romanos 8, inclusive em várias versões, e diga o que você entende como “predestinação”, de acordo com a Bíblia.

R.:

 

  1. Qual a diferença entre estes dois chamados de Deus que se encontram em Romanos 12:10 e 2 Tessalonicenses 2:14?

R.:

 

  1. Até aqui, o que cabe ao homem no processo de resgate?

R.: 

 

Related Articles

O processo do resgate I, domingo
  O qual se deu a si mesmo em preço de redenção por todos, para servir de testemunho a seu tempo.     1 Timóteo 2:6...