Texto de Estudo

A sua linha se estende por toda a terra, e as suas palavras até ao fim do mundo. Neles pôs uma tenda para o sol,

Salmos 19:4 

INTRODUÇÃO

         O tema do texto em trabalho, um Salmo de canto, escrito por Davi, é a revelação de que o Senhor Deus fala conosco. Apesar de homens e mulheres serem pecadores contumazes e negarem o Senhor, Ele continua graciosa e imerecidamente a falar com Sua criação de três formas, como descreve o Salmos 19

  1. Ele fala nos céus, por intermédio do movimento do Universo. (natureza, planetas, os satélites ou anéis, sistemas, estrelas e galáxias). E de toda sua criação.
  2. Ele fala pelas Escrituras (Bíblia), pela Palavra viva, em movimento, que se lança como facho de luz sobre todos os tempos.
  3. Ele fala aos corações das almas viventes, usando a Pessoa do Espírito Santo, estabelecendo contatos pessoal e divino.

       É surpreendente! O Senhor Deus do Universo, em um tempo, definiu que queria uma criatura para incluir no Seu convívio universal. E, todos os dias, dá a cada um de nós o testemunho disso pela comunicação direta, pelos mecanismos supramencionados (itens 1, 2 e 3), citados no texto. Mesmo não pairando sobre nós um traço sequer de merecimento, Ele mantém Sua comunicação e interlocução aberta a todos, indistintamente; fazendo revelar-Se em Glória, Santidade, Amor, Justiça e Poder.

      O salmista Davi expõe tais verdades de forma clara e inequívoca. Fornece inúmeros detalhes e precisão; versa sobre essa comunicação de Deus para com Sua criação; de eternidade em eternidade, como veremos no aprofundamento a seguir.

 

O UNIVERSO DÁ TESTEMUNHO DA GLÓRIA E DO PODER DE DEUS (19:1-6)

      Deus revela-se em Sua criação! Nela, podemos perceber a Glória e o poder do Senhor. Segundo as últimas noticias das ciências astronômicas, na revista “Superinteressante”, de número 232, os estudos e experimentos de Astrofísica, nos centros especializados, calculam que o Universo tem, aproximadamente, 46 bilhões de anos luz de diâmetro. E continua em expansão! Além de dois trilhões de galáxias, cada uma com cerca de 100 bilhões de estrelas, totalizando algo em torno de 10 setilhões, ou seja, o número 10 com 21 zeros.

      Vale ressaltar que, segundo as mesmas fontes, tudo isso se refere apenas à parte clara do Universo, ou seja, a fração que a luz chega até nós. Atualmente, a ciência não consegue mensurar a parte escura, ou o espaço fora do Universo, e a comprovação é óbvia já que ele continua em expansão. Nosso modesto Sistema Solar é composto apenas por nove planetas, alguns satélites (como a lua), asteroides (corpos celestes em órbita) e uma estrela de quinta grandeza, que conhecemos como Sol. Diante de toda essa imensidão, podemos dizer que o planeta Terra é apenas uma poeirinha microscópica diante do tamanho do Universo.

        Mesmo sem todo esse conhecimento das ciências astronômicas, Davi, por iluminação divina, olhou para os céus e conseguiu enxergar a grandeza do Senhor por meio da Sua manifestada criação. Todo o Universo dá testemunho de tal imensidão! Jesus externou a grandeza de Deus nos lírios do campo e nas aves, conforme percebemos em Mateus 6:24. Isaías enxergou o poder divino e expressou sua admiração: “Quem na concha de sua mão mediu as águas e tomou a medida do céu a palmos...” (Isaías 40:12). Você consegue imaginar o poder de um ser que mede 46 bilhões de anos luz em distância, de palmo a palmo? Acho que nem você, nem alma vivente alguma! Esse é o Senhor Deus do Universo, a quem servimos e com quem nos relacionamos diariamente.

       No nosso planeta, a posição mais cobiçada quando se fala de poder acumulativo, sem dúvida, é a do Presidente dos Estados Unidos da América. Digamos que é o emprego que confere maior poder ao mandatário. Certa feita, uma jornalista americana perguntou ao evangelista Billy Graham: ­“Pastor, o senhor é um dos homens mais populares e influentes da nação americana. Por que o nunca pensou em se candidatar ao cargo de Presidente dos Estados Unidos da América?” A resposta de Graham veio imediatamente: “A senhora acha que, como empregado do Senhor Deus do Universo, o ser mais poderoso dos céus e da Terra, e o melhor patrão de todos os tempos, eu deveria substituí-lo pelo povo americano? Jamais!”. Assim como ele, nesse episódio, o salmista compreendeu o tamanho, o poder e glória de Deus, expressos por Sua criação! Façamos o mesmo em nossa vida!

     Todos os dias, a natureza faz milhares de sermões ao coração humano. A cada dia, encontramos o próprio espetáculo, sua luz e encanto! Nenhum dia se repete, pois todos possuem a própria trajetória, em sua aurora, sempre ao cheio do porvir; e, inesperadamente, tudo se faz novo. Dia e noite nascem e morrem em silêncio! Não proferem uma palavra sequer; mas, mesmo assim, em silêncio, proclamam com voz audível a glória de Deus até os confins do universo! Cada dia é um passo, de primavera ao inverno; da vida à morte; do nascer ao perecer; testemunhando os sermões de Deus, demonstrando ao pecador contumaz e perdido que ele corre o risco eminente de incorporar definitivamente o passado com o seu fim, perdendo de vez a oportunidade de colocar-se diante do Trono de Deus!

      Dia após dia, o universo caminha em direção ao encontro com o supremo Criador. Vivemos o epílogo do maior épico: a história da redenção! A vinda do Senhor Jesus aproxima-se! “Como Noivo que sai dos seus aposentos, regozija-se como herói,...” (Salmos 19:5), ao encontro da noiva. Como a luz do Sol não pode ser represada pela manhã, por mais espeças que estejam às nuvens, a vinda do Senhor Jesus em poder e grande glória é certa! É proclamada pela natureza, todos os dias, de eternidade em eternidade! Até o grande dia do Senhor! A grande questão é: você está pronto?

 

O QUE VOCÊ SABE SOBRE DEUS NÃO É DEUS!

     Todos nós trazemos, no coração, impressões e percepções sobre Deus, em decorrência da nossa natureza caída de pecadores. Muitas vezes, construímos na mente e no sentimento, imagens desfiguradas do Senhor, muito mais afeitas aos nossos desejos e intenções que propriamente com aderência ao carácter do Deus verdadeiro, exposto nas Escrituras! Talvez o pecado da idolatria não consista somente em construir imagem ou escultura para adoração, mas também em criarmos, no imaginário, uma imagem de Deus, em termos de sentimentos, que se pareça mais com nossos desejos e percepções do que com o autorretrato apresentado na Bíblia!

     Os céus declaram a glória de Deus; Sua palavra declara Sua graça e Seu caráter! Por ela, o Senhor Deus do universo, do Seu supremo trono de glória, revela-se em detalhes, mostra-nos os atributos, Seu modus operante, orienta-nos como estabelecer contato e aliança e, principalmente, como acessar Sua graça. Seu testemunho em Sua Palavra é de acesso universal, como o sol que nasce toda a manhã para todos, “... da sabedoria aos simples” (Salmos 19:7). Seus ensinos “... são retos e alegram o coração” (Salmos 19:7). Seus mandamentos são puros e trazem iluminação àqueles que Lhe obedecem.

        O salmista Davi entendia isso; compreendia que a Lei do Senhor era força viva e perfeita: “... que restaura a alma” (Salmos 19:7). Ela ainda é assim, hoje, e pode transformar, poderosamente, situações e circunstâncias de nossa vida. Pode mesmo nos redefinir, modificar e santificar se usada de forma verdadeira e na porção adequada (diariamente).

 

O QUE O CONTATO COM A BÍBLIA FAZ EM NOSSA VIDA

 

  • Converte. A Palavra de Deus lança “iluminação” (19:7) sobre nossa vida, em todas as dimensões. E tira o pecador dos próprios caminhos, assim como estabelece uma nova trajetória, um novo caminho.
  • Concede sabedoria. A Palavra divina confere-nos ensinos e “sabedoria” (19:7) diretos do Trono de Deus à aplicação e transformação imediata, em todos os campos e dias da vida.
  • Dá alegria. O cristão encontra alegria na Palavra de Deus, “alegra o coração” (19:8) em Suas revelações, promessas e ensinos. A Palavra pavimenta uma relação de intimidade com o Criador, que faz transbordar o coração.
  • Lança luz. A Palavra do Senhor revela Seus planos a Seu povo. Ela “ilumina os olhos” (19:8), confere-nos a dimensão exata do que podemos esperar do porvir e, ao mesmo tempo, outorga-nos poder para aumentarmos a população dos céus, como arautos da mensagem da salvação, fiado pela Cruz do Senhor Jesus! Ela é luz sobre nossos caminhos; e poder, sobre nossa vida.
  • Dá temor. Os registros de relacionamento entre Deus e Seu povo conferem temor e tremor: “O temor ao Senhor é límpido e permanece para sempre;”(19:9). Límpido e eterno para com o Senhor Deus; a trama da redenção, narrada na Bíblia e consolidada em Jesus, confere-nos conhecimento sobre a avassaladora tragédia que se abalou sobre o universo por causa do pecado e de suas terríveis consequências. A lembrança desse drama materializa-se em temor em nosso coração e afiança a Salvação no Senhor Jesus, nosso redentor e resgatador, garantindo, agora e no porvir, a harmonia do universo, de eternidade em eternidade!
  • Estabelece juízo. Na Bíblia, a Lei Moral (representada pelos 10 Mandamentos, entregues ao povo, no Sinai) e os ensinos do Senhor Jesus, em seu Evangelho, estabelecem todo o arcabouço comportamental ético que deve guiar os salvos em Cristo: “Os juízos do Senhor são verdadeiros...” (19:9). Nessa breve experiência humana, além dos institutos acima referenciados (Lei Moral e Evangelho), a Bíblia oferece-nos padrões e valores divinos para todas as dimensões da natureza humana. De sorte que nada pode ser mais valioso que saber sobre os juízos de valor do Criador e os fatos que envolvem nossa existência. O salmista compara os juízos do Senhor ao ouro mais puro: “São mais desejáveis do que o ouro, mais do muito ouro depurado”, ou mais doce “do que mel” (19:10).
  • O verbo transitivo direto admoestar tem como significado “avisar alguém sobre o seu modo de agir, pensar etc.”. Tem como objetivo estabelecer censura e repreender. Já na sua forma bitransitiva, significa advertir alguém de maneira branda (sobre alguma coisa); aconselhar: “por eles se admoesta o teu servo” (19:11). Vimos, por esse verbo, as duas dimensões: justiça e amor, harmonizando-se na santa e perfeita ação da Palavra de Deus, alterando-se só o emprego gramatical. Seja em amor, seja por justiça, a Palavra sempre vai nos admoestar para o bom adiantamento espiritual, com objetivo de nos guardar.
  • Mostra a Recompensa. Em um mundo relativista, individualista, onde a sociedade legitima a busca da felicidade a qualquer custo, o dinheiro parece ser capaz de trazer todas as recompensas á vida. Mas não pode! Não pode premiar uma vida piedosa, consciência limpa, coração puro, alegria perene, paz e oração respondida. No verso 11 o salmista fala de recompensa para aqueles que guardam as palavras de Deus e os seus Mandamentos: “... em guardar, há grande recompensa” (19:11).

 

DEUS AINDA FALA AO CORAÇÃO DOS SEUS SERVOS

        Por maior que seja o grau de autoconhecimento, há regiões inóspitas no coração humano. São obscuras e desconhecidas (Jeremias 17:9). Precisamos que o espelho da Palavra de Deus revele-nos nossos pecados, falhas e erros (Tiago 1:22-25). O salmista encerra o texto pedindo a Deus que lhe mostre os seus pecados secretos e lhe perdoe, mas também que possa livrá-lo da raiz do mal: a soberba (19:13), definindo-a como o pecado capital, a grande transgressão. Davi clama em oração, pedindo que Deus não permita que seja dominado pelo orgulho. Trata-se de uma súplica para que o Santo de Israel entre em seu coração e faça as transformações necessárias para que possa apresentar-se de forma irrepreensível (19:13) ao Senhor.

      Davi sabe que o Senhor fala aos corações e muda valorações e percepções; também consegue retirar tudo que impede nosso adiantamento espiritual. No verso 14, o autor reconhece o valor determinante da oração na vida relacional com Deus: “as palavras dos meus lábios e o meditar do meu coração...” (19:14). A meditação tem o mesmo efeito da digestão para o corpo; por ela, conseguimos os nutrientes necessários, absorvidos da Palavra do Senhor, tornando-os parte do nosso eu interior. O Espírito guia o corpo quando o coração e a mente passam a ser guiados pela Palavra do Senhor, a todo o tempo.